Como realizar um divórcio em Cartório em Brasília DF

Fazer um divórcio ou dissolução de união estável num cartório em Brasília-DF é mais simples, rápido e muito mais barato. Mas o casal não pode ter filhos menores e o divórcio precisa ser consensual (amigável). Neste guia, vamos explicar como realizar o divórcio em cartório, quais documentos são necessários, as taxas envolvidas e o passo a passo para que você possa seguir.

Divórcio em cartório é obrigatório ter um advogado?

Mesmo o procedimento sendo simplificado, a presença de um advogado é obrigatória para orientar o casal, montar a escritura com o termo de divórcio, estabelecer a divisão de bens e a formalização do acordo.

Quais os documentos necessários para realizar um divórcio em cartório em Brasília DF?

Para dar início ao divórcio em cartório, você precisará dos seguintes documentos:

Documentos Pessoais:
Cópia do RG e CPF de ambos os cônjuges.
Certidão de Casamento:
Certidão de nascimento ou casamento (em caso de união estável, apresentar a escritura pública).
Documentos relativos aos filhos maiores de 18 anos (se houver):

Havendo veículos a partilhar, o DUT ou CRLV precisam ser apresentados.

Havendo bens imóveis a partilhar, os documentos são os seguintes:

Urbano

c.1) Certidão de ônus e inteiro teor da matrícula atualizada (caso o imóvel seja escriturado);

c.2) Se o imóvel não for escriturado, apresentar documentos que comprovem a propriedade do bem (cessão de direitos, promessa de compra e venda, etc);

c.3) Número de inscrição de IPTU (cópia do carnê de IPTU);

Rural

c.4) Certidão de ônus e inteiro teor da matrícula atualizada (caso o imóvel seja escriturado) ;

c.5) Se o imóvel não for escriturado, apresentar documentos que comprovem a propriedade do bem (cessão de direitos, promessa de compra e venda, etc);

c.6) Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR/INCRA ( www.incra.gov.br) c.7) Certidão de Regularidade Fiscal de Imóvel Rural – ITR/Receita Federal

Quais as taxas que o cartório vai cobrar em um divórcio?

As taxas para o divórcio em cartório podem variar conforme os bens a serem partilhados. No caso de não haver bens imóveis a partilhar, atualmente os cartórios de Brasília cobram R$ 441,57 para realizarem o divórcio.

Passo a Passo do Divórcio em Cartório em Brasília DF

1 – O casal precisa reunir a documentação que listamos acima e contratar um Advogado. É indispensável contar com a assistência de um advogado especializado em direito de família. Ele irá ajudar na elaboração do acordo e garantir que todos os aspectos legais sejam planejados corretamente.

2 – O Advogado vai agendar um horário no cartório. É necessário que ambos os cônjuges e o advogado estejam presentes na data agendada, juntamente com os documentos para a assinatura da escritura de divórcio. O tabelião irá redigir a escritura de divórcio, que deve ser lida e assinada por todos.

3 – Registro da Escritura. Após a assinatura, o cartório fará o registro da escritura, e você receberá a certidão de divórcio, uma via para cada.

4 – Com a escritura, o último passo é comparecer ao cartório que foi feito o casamento ou a união estável para proceder a averbação do divórcio. Será entregue na ocasião uma nova certidão de casamento com o registro do divórcio (averbação). Esse documento será importante para eventuais solicitações de novos documentos ou realizações de contratos em geral.

Posso aproveitar para voltar com o nome de solteira no divórcio em cartório?

Esse é um ponto obrigatório para constar na escritura de divórcio. Basta indicar se o cônjuge, que teve seu nome alterado no casamento ou união estável, deseja voltar com o nome anterior. Mas não é obrigatória a mudança. Muitas pessoas preferem manter o nome de casado para não ter o trabalho da troca de documentos pessoais.

Tenho filhos menores, posso fazer o divórcio em cartório?

A regra é que se o casal possui filhos em comum com menos de 18 anos, o divórcio deve ser feito em via judicial. No cartório você pode realizar o divórcio caso o seu filho esteja com a maior idade (18 ou mais anos). A exceção disso é o caso em que a guarda compartilhada e a pensão alimentícia já tenha sido analisada judicialmente, restando apenas o divórcio. Nesse caso o CNJ decidiu que os divórcios consensuais, mesmo com filho menor, pode ser feito em cartório.

Tire suas dúvidas adicionais com um advogado online no Whatsapp em Brasília

Quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo nesse processo? Entre em contato conosco para uma consulta gratuita! Estamos aqui para ajudar você a tomar as melhores decisões e garantir um divórcio tranquilo e seguro.

Fale conosco! Estamos prontos para oferecer a orientação que você precisa nesta fase importante da sua vida! Esse conteúdo foi feito pelos advogados:

Luciana Fraga
Whatsapp 71992162124

Lucio Pires
Whatsapp 61981564346