Saiba como criar uma Política de Informação na sua empresa, diante do avanço tecnológico

No cenário atual, em que as empresas dependem cada vez mais da tecnologia e da informação, com o crescimento dos recursos digitais, é vital garantir a segurança adequada dos dados. Dessa forma, a segurança das informações necessita ser efetivada para evitar problemas. É nesse cenário em que entra a Política de Segurança da Informação, ou, PSI.

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  1. Você sabe o que é uma PSI?
  2. Pilares da segurança
  3. Abrangência de setores
  4. Elaboração da Política de Segurança
  5. Implementação da Política de Segurança

Essa Política de Segurança busca garantir ações na proteção de informação de dados.

Você sabe o que é uma PSI?

A Política de Segurança da Informação (PSI) é o conjunto de ações, técnicas e boas práticas relacionadas à proteção de dados. Isso significa que é um documento que orienta e estabelece as ações no que diz respeito à proteção da segurança da informação.

Pilares da segurança

Essa Política de Segurança deve implementar diretrizes que orientem os colaboradores, clientes e fornecedores (bem como a própria TI da organização) com relação aos padrões de comportamento ligados à segurança da informação.


A segurança da informação se baseia em três pilares, preservando as informações pela: confiabilidade (somente quem é autorizado pode acessar dados), integridade (quem tiver permissão modifica informações) e disponibilidade (informações disponíveis para os autorizados).


Isso gera efetividade de ações.

Abrangência de setores

Embora a PSI deva incluir níveis de acesso à informação, hierarquização de permissões e controles de acesso, é importante que ela não seja definida de forma isolada.


Como todos os colaboradores serão afetados, o ideal é que os vários setores participem dessa elaboração. Assim, é possível atender a certas necessidades e reconhecer padrões de atuação, para que todos compreendam e de adequem ao plano de proteção de dados.

Elaboração da Política de Segurança

É importante criar um comitê de segurança da informação, constituído por profissionais de diversos departamentos, como informática, jurídico, engenharia, infraestrutura, recursos humanos e diferentes setores.


Esse comitê procura divulgar e estabelecer os procedimentos de segurança, se reunindo periodicamente com o objetivo de manter a segurança em todas as áreas da organização.

Implementação da Política de Segurança

A segurança da informação é fundamental e a mudança deve ser informada para os funcionários, por meio de avisos, palestras de conscientização, elaboração de guias rápidos de consulta e treinamento sobre a segurança.


Deve ser implementada de forma clara, não gerando qualquer dúvida entre os usuários e também deve ser preparado um treinamento adequado para todos os funcionários da empresa.


Isso ocorre para que as pessoas compreendam as ameaças e as vulnerabilidades de segurança da informação.

A política de segurança deve ser realizada com organização, pois é fundamental para que seja efetivada.


Esse post foi enviado pelo escritório Pires e Fraga Advogados.

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