Maneiras simples de compra e venda de um imóvel

Para assinar o contrato de compra e venda de um imóvel, é necessário atentar a certas observações para que não haja prejuízo. Dessa forma, comprar um imóvel requer uma série de cuidados com a documentação. Há uma grande importância na análise dos documentos do imóvel, do vendedor e até mesmo na vistoria do imóvel para checar regularidade no pacto.

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  1. Analisar a documentação do vendedor
  2. Procure se existem certidões negativas de quem está vendendo
  3. Confira a documentação do imóvel
  4. Aspectos elementares do contrato de compra e venda

Os contratos de compra e venda são instrumentos fundamentais para efetivar uma aquisição/ alienação com segurança jurídica. É a partir desse documento que tanto as obrigações quanto os deveres de cada parte são dispostos.

Confira alguns cuidados que deverá tomar com a documentação na hora de comprar ou vender um imóvel!

Analisar a documentação do vendedor

Além da análise da documentação imobiliária, é importante verificar se o imóvel de fato pertence a quem está vendendo, se esse proprietário tem uma conduta adequada, sendo cautelas essenciais a serem tomadas pelo comprador.

Quem está vendendo o imóvel deve apresentar certos documentos, sendo estes:

  • Cópia do CPF/ CNPJ;
  • Cópia autenticada do contrato social/estatuto social;
  • Documentação registrada na Junta Comercial de alterações no contrato/estatuto;
  • Certidão de quitação de tributos de contribuições federais;
  • Certidões negativas.


Procure se existem certidões negativas de quem está vendendo 


Preste atenção nas seguintes certidões negativas do vendedor:   

  • Cartório de Protesto;
  • Ações Cíveis;
  • Falência;
  • Justiça do Trabalho;
  • Justiça Federal.

Confira a documentação do imóvel 

  • Título de propriedade com registro;
  • Certidão negativa de ônus reais (comprovando que o imóvel está livre de dívidas);
  • Certidão de IPTU;
  • Averbação da construção junto ao Registro de Imóveis;
  • Registro de alienações (comprovando que o imóvel não foi vendido informalmente);
  • Carta de “Habite-se” (alvará de utilização);
  • Entre Outros.

Aspectos elementares do contrato de compra e venda

Esse documento deve ser feito sob orientação de um advogado e deve apresentar os seguintes aspectos elementares:

  • Dados básicos do vendedor e comprador (nomes; RG, CPF/CNPJ e título eleitoral; profissão);
  • Valor do imóvel;
  • Relação de mobília incorporada ao imóvel (se houver);
  • Forma de pagamento (à vista; parcelado; financiamento através de bancos)
  • No caso de financiamento, o valor da entrada, o prazo e o valor das parcelas, embutidos os juros;
  • Multas (no caso de rescisão, atraso na entrega do imóvel ou imóvel entregue em condições diferentes daquelas estabelecidas);
  • Comissão do corretor/imobiliária.

Caso se interesse em realizar um contrato de compra e venda com segurança jurídica e probidade, fale com um advogado especializado. Evite burocracia.


Esse post foi enviado pelo escritório Pires e Fraga Advogados.

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